243 400 313
J.F. Alcanede

J.F. Alcanede

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Limpeza, desobstrução e conservação do troço da ribeira de Cuba na Freguesia de Alcanede

 

A salvaguarda do equilíbrio ecológico e do bom funcionamento da rede hidrográfica deverá ser concretizada tendo em consideração o princípio da com responsabilização de todos os utilizadores e gestores dos recursos hídricos. O Município de Santarém ciente da necessidade de implementação das medidas de conservação e reabilitação,  nomeadamente limpeza e desobstrução das linhas de água para garantir as condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos em situações hidrológicas normais o extremas, informa através do presente Edital publicado pela Junta de Freguesia de Alcanede, o seguinte:

 

Nos termos da alínea a) do número 5 do art. 33.º da Lei n.º 58/2005 de, 29 de dezembro, a implementação das medidas de limpeza, manutenção e desobstrução é da responsabilidade dos municípios pelo que o Município de Santarém irá dar início aos trabalhos designados por “ Serviços de Limpeza, desobstrução e conservação de troços da ribeira de Cabanas, localizados na União das Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém e na União das Freguesias da Cidade de santarém, da ribeira de Cuba na Freguesia de Alcanede e do rio Alviela na Freguesia de Pernes”  que têm por objetivo a preservação da biodiversidade e dos habitats autóctones, corte e remoção da vegetação invasora nas margens e das espécies arbóreas no leito da ribeira de Cuba, a mitigação dos fatores de erosão marginal, preservação dos riscos de cheia, assim como, intrinsecamente, a segurança de pessoas e bens no domínio hídrico.

A intervenção terá início no dia 25 de novembro de 2021 pelas 8:00 no troço da ribeira de Cuba na Freguesia de Alcanede identificado na cartografia anexa.

   

 

Eventuais constrangimentos no abastecimento de água nas localidades de Mata do Rei e Xartinho.


No âmbito da Empreitada de reabilitação do Reservatório de Mata do Rei, a empresa Águas de Santarém informa que, na terça-feira, dia 23 de novembro de 2021, irá intervir na rede de abastecimento, o que se traduzirá na interrupção do abastecimento de água nas localidades de Mata do Rei e Xartinho, com duração prevista de 30 dias.

Informamos, ainda, que poderão existir constrangimentos na rede de abastecimento às localidades acima mencionadas, nomeadamente falta de pressão nos pontos mais altos.

 

Esta intervenção é essencial às melhorias na rede de abastecimento e pedimos desculpa por qualquer incómodo que possa vir a causar.

Relativamente ao assunto mencionado em epígrafe, vimos por este meio dar conhecimento do texto publicado no site da empresa Águas de Santarém, que poderá visualizar através do link:

https://aguasdesantarem.pt/clientes/comunicacao-com-a-empresa/comunicacao-de-falhas/

 

 

Agradecemos a compreensão de todos os munícipes.

 

Cuidar.Poupar.Preservar.

 

Águas de Santarém

Pág. 1 de 19

Freguesia de Alcanede
Largo D. Afonso Henriques, nº 2
2025-045 Alcanede
Telf: 243 400 313

Serviços

Facebook

IR PARA
TOPO
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd