Imprimir esta página
Heráldica

Brasão e Bandeira da Junta de Freguesia de Alcanede





A palavra “Alcanede”

Simão Fróis de Lemos na obra: “Notícia Histórica e Topographica da vila de Alcanede” diz o seguinte: “não pudemos descobrir nem é fácil a sua etimologia e dizem alguns que este nome é dos mouros, como outros nomes de terras que começam po Al”

Pinho Leal afirma que Alcanede resulta da palavra Árabe Alcanet que significa terra sombria e temperada.

Batalha Gouveia defende que o topónimo Alcanede é formado pelas palavras Alaka e Nata, que significa Espírito Santo e Mãe de Água, respectivamente. Alcanede seria assim terra do Espírito Santo da Água Mãe, água que lava e purifica.

Manuel Sílvio Conde considera que o topónimo Alcanede é de origem moçárabe e coloca-nos duas hipóteses para o seu significado: Al + cannetu (latim), que significa canavial; Al + quanît (árabe), que significa castelo.


Alcanede

Orago: Nossa Senhora da Purificação
Área: 109,445 Hm2
População: 5044 Habitantes
 

 

BRASÃO

Escudo de prata, castelo de negro aberto e iluminado de vermelho. Em chefe, cruz da Ordem de Avis. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “ALCANEDE”.

 

  

BANDEIRA

Esquartelada de negro e vermelho. Cordão e borlas de negro e vermelho. Haste e lança de ouro.

 

 

SELO BRANCO

Circular, com as peças do escudo sem indicação de coroas e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: “JUNTADE FREGUESIA DE ALCANEDE – SANTARÉM”

 

 

SIMBOLOGIA

O campo de prata simboliza a riqueza. O castelo, que foi reconstruído por D. Afonso Henriques, é de negro por este esmalte corresponder á terra. É guarnecido de vermelho, significando as guerras e as vitórias. Em chefe a Cruz de Ordem de Avis, por Alcanede ter sido uma das mais importantes comendas desta Ordem Militar. A bandeira é de negro e de vermelho, uma vez que a peça principal tem estes esmaltes.

Autoria do Brasão: Affonso de Dornellas

 

Referência bibliográfica:

NORAS, José Miguel Correia, et al. - A Heráldica do Município de Santarém. Santarém: Câmara Municipal de Santarém, 2001. ISBN – 972-84-91-14-X

DMC Firewall is a Joomla Security extension!